Podologa GEANE TORRES

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

O corpo fala por nós

O corpo fala por nós. Cada um tem a sua própria linguagem e seus segredos. Exprime nossa personalidade ou o estado de ânimo do momento.
A parte do corpo que parece fugir com maior facilidade do nosso controle voluntário são os pés e as pernas.
Os pés são uma das partes mais comunicativas do corpo, sejam porque estão muito à vista, ou porque condicionam o modo de caminhar de cada pessoa.
São responsáveis pelo nosso contato direto com a terra. E do modo que contatamos ou pisamos, podemos entender ou saber, por exemplo, como nos comportamos com nossa realidade.
Devemos dar atenção ao modo como o pé é apoiado no chão, temos que observar como apoiamos: calcanhar, planta e ponta.
Contato com o calcanhar
Esse tipo de contato com o calcanhar identifica a pessoa que quer deixar sua marca na terra. Geralmente tem pisar brusco e pesado. É um pisar de pessoa muito segura de si, que fica inebriada com seus próprios passos.
Contato com a planta dos pés
Neste caso, o pé funciona como uma ventosa para ficar muito preso à terra. A mensagem que deixa é de uma pessoa pouco dinâmica, que tende a examinar bem a realidade antes de agir e enfrenta as situações com muita cautela.
Contato com a ponta
Apóia primeiro a ponta e depois o calcanhar, deixando a planta um pouco elevada da terra. Este modo de apoiar o pé é típico de pessoas voluntariosas que não renunciam facilmente e reagem articulando ou mexendo na terra com os pés.
Contato ou apoio ideal
Deve ter todo o pé apoiado: o calcanhar e as duas zonas que encontra na parte alta da planta dos pés, embaixo do dedão e do dedinho. Pessoa segura, com senso de realidade e equilíbrio com ela mesma.
Pedilúvio
O pedilúvio é indispensável todas as noites: para quem tem odor forte, pés cansados e inchados e até para se preparar para uma noite de festa e também para uma balada, porque a função do pedilúvio é higienizar, relaxar e dar vitalidade no término de um dia cansativo.
Pedilúvio ideal
Prepare uma vasilha que cubra com água também os tornozelos. Coloque água quente, se deseja relaxar, ou água fresca, não fria, se deseja revitalizar. Coloque os pés por uns 5 minutos na água quente ou por uns 2 minutos na água fria. Movimentar bem os pés, depois juntar sais de banho, cremes, óleo para banho e deixar descansar por mais uns 5 ou 10 minutos.
É também ideal para gripes e resfriados. Coloca-se na vasilha misturas de chás bem fortes de erva cidreira, camomila, calêndula, produtos descongestionantes e inicia-se o pedilúvio com a água morna. Adicionar água quente até a temperatura que suportar e deixar os pés por uns 5 ou 10 minutos. Secar bem os pés e manter o calor usando meias grossas, envolvendo com xale ou cobertor por uns 10 minutos.
Ginástica para os pés
A melhor ginástica para seus pés é movimentá-los em todas as direções possíveis e de maneira bem agradável.
Caminhar descalço na terra, mato e superfícies prazerosas ao tato é um sonho que geralmente fazemos nas férias. No restante do ano, os pés ficam sempre fechados, sem nenhuma atividade. Para aliviar um pouco esse problema, vamos fazer alguns exercícios para dar tônus, repouso e melhorar a função dos pés.
Exercícios para dar tônus
Em pé, caminhar de várias maneiras: com a ponta dos pés, com os calcanhares, com a lateral interna e externa, sempre de maneira agradável e relaxada, para evitar tensão nas costas.
Saltitar com um pé e com outro. Pular com um pé só, procurando movimentar o mais rápido possível os dedos. Colocar um cilindro sobre os pés e rolar um de cada vez. Concentrar-se na sensação, explorar toda a planta dos pés, comprimir bem as partes internas e externas. Na segunda parte do exercício, apoiar mais seu peso sobre os pés. Mudar o cilindro para as posições longitudinal, transversal e diagonal.
Colocar uma bola (de tênis) sobre os pés, ou uma de cada vez, e fazer movimentos diversos, inclusive o circular.
Exercício sentada
Exercitar a capacidade de pressão dos dedos no chão é muito importante. Contribui também para dar elasticidade ao caminhar.
Tente prender pequenos objetos com os dedos dos pés: lencinho, bastãozinho leve, bolinha de papel.
Sente-se no chão, encostado (a) na parede, as costas e as pernas esticadas. Movimentar os pés em movimentos circulares, sentido horário e anti-horário, fechando e abrindo os dedos, para cima e para baixo. Pode fazer assistindo televisão.
Exercício deitada
Deitada na cama ou em colchonete, fazer bicicleta com as pernas para cima. É excelente para eliminar o inchaço. Ainda com as pernas para cima, descrever com os pés círculos no sentido horário e anti-horário. Pode desenhar também números, letras, etc.
Deitada, segurar os dedos dos pés com as mãos, inspirar e aspirar. Depois, alongar a perna, puxando os dedos para trás.
- Depois de percorrer milhões de quilômetros durante anos, os pés envelhecem, acentuam os defeitos, crescem, mudam a curvatura. Apesar de todo o desconforto que causa, as mulheres continuam aderindo a modismos que são incompatíveis com suas condições físicas e biológicas.
- Para maior conforto dos pés, é importante que os sapatos sejam comprados sempre no final da tarde, onde os pés estão pouco ou muito inchados. Desta maneira, terá um calçado ideal para qualquer hora do dia.
- Cada estação do ano exige um tipo de calçado. Infelizmente não existe um sapato que possa ser considerado ideal o ano todo. Um dos fatores mais importantes na escolha é a adaptação aos próprios pés, a estação climática e a condição atmosférica.

0 comentários:

Postar um comentário